reforma de paris
A cidade de Paris foi o palco de grandes transformações em diversos setores da sociedade mundial, foi lá que nasceu o a era industrial através da revolução que reformulou todo o estilo de vida, alterando hábitos, costumes, sistema político e a estrutura das cidades.
Ao longo de sua história a cidade de Paris passou por acontecimentos importantes que interferiram em sua infraestrutura entre eles está a invasão dos povos do Reno em 400 a.C. que a tornou a cidade mais importante do mundo, no ano de 1100 é iniciada a obra da famosa Catedral de NotreDame, entre os séculos de XIV e XV ela se torna a cidade mais populosa da Europa, entre os acontecimentos mais importantes também esta a Revolução Francesa, movida pela insatisfação popular quanto ao sistema monárquico representando uma grande conquista para os direitos sociais e trazendo reflexos em todo o mundo.
A superpopulação trouxe os problemas inerentes ao fenômeno, a primeira tentativa de contorna-los foi no governo de Rambeteau com ações ocorridas no período de 1793 – 1797 através do Plano dos Artistas, onde a classe operária ficou disposta ás margens do Rio Sena, a preocupação foi em liberar o tecido urbano de acordo com estratégias militar, não há mudanças na estrutura física da cidade, é feita uma busca de melhoria sem alterações na planta original as ações da reforma contam com a criação de passeios públicos, arborização, pavimentação, paisagismo. Já no governo de Berger é realizada uma reconstrução da cidade; cria Rua das Escolas; cria lei que os imóveis devem ser limpos de dez em dez anos.
Foi no Governo do barão Haussmann, prefeito de Paris entre 1853-1870que aconteceu uma significativa e polêmica reforma urbana, a qual influenciou e interviu na reformulação de outras cidades do mundo a ideia era mondernizar Paris que ainda mantinha uma estrutura medieval, nesta reforma o plano incluía a redefinição do traçado urbano, onde seria criada uma “nova cidade”