Reforma agrária e Marx
CLARICE DE CAMARGÕ IBAÑEZ
SOCIOLOGIA E MODERNIDADE – PARADIGMA MARXISTA
A relação entre o movimento a favor da reforma agrária e os estudos sobre Marx com base na visita ao assentamento Contestado na Lapa
Professor: Osvaldo Heller da Silva
CURITIBA 2014
O ASSENTAMENTO CONTESTADO E A VIA CAMPESINA
Na última quarta-feira, dia 21 de maio de 2014, o professor Osvaldo, da matéria “Sociologia e modernidade – paradigma marxista” levou-nos ao assentamento Contestado, na Lapa. Na parte da manhã, dois integrantes do assentamento explicaram-nos como o movimento estruturou-se no Brasil e o que ele representa e significa.
Explicaram-nos o que é a Via Campesina, e que o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) é um dos movimentos que compõe esse órgão de mudança social. Entre os objetivos da Via Campesina estão:
Solidariedade;
Construir unidade e diversidade entre as organizações que a compõe;
Preservação e conquista de água, terra e alguns recursos naturais;
Soberania alimentar e produção agrícola sustentável;
A ESCOLA LATINO AMERICANA DE AGROECOLOGIA
Há um projeto popular para o campo que é a presença das Escolas Latinoamericanas de Agroecologia, onde pessoas aprendem como lidar com a terra sem os tais “venenos” e de uma maneira mais ecológica. A construção dessa escola se deu por meio de trabalhos voluntários, basicamente. Uma das iniciativas para desenvolver a agroecologia é o desenvolvimento local sustentável com conhecimentos populares dos camponeses. No assentamento da Lapa, já foram formadas 3 turmas de graduação e mais uma está por vir.
A HISTÓRIA DOMOVIMENTO À FAVOR DA REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL
Jânia Quadros reununcia, em 1963, e Jango – que tinha muitas propostas de reforma agrária - assume a presidência do Brasil. Uma de suas propostas é que as pessoas sem-terra fossem alojadas nas beiras das