Reflexões sobre o processo de gestão do sistema único de assistência social (suas)
A implementação do SUAS tem como principal objetivo a gestão integrada de ações descentralizadas e participativas de assistência social no país, nas três esferas. A gestão municipal do SUAS se define em três níveis sendo: inicial, básica e plena, por onde pode-se acompanhar as ações e avanços desenvolvidos nos municípios, além de avaliações necessárias para garantir o sucesso, a transparência e universalização dos programas, serviços e benefícios.
Inserida constitucionalmente como política de proteção social, a Assistência Social avançou muito nos últimos anos no país, nos quais foram e vem sendo implementados mecanismos que possibilitam acesso aos direitos sociais. Em sua efetivação, a assistência social se torna política pública de responsabilidade do Estado e de direito do cidadão.
Analisando a atual PNAS e a gestão do SUAS em implementação, notamos que é preciso buscar clarear em que medida essas inegáveis conquistas vem permitindo, ou não, a construção de direitos e a instauração de formas inovadoras e efetivas para políticas de inclusão social e para a seguridade social brasileira. O maior desafio é construir parâmetros públicos que reinventem a política no reconhecimento dos