REFLEXÕES SOBRE A SEGREGAÇÃO RACIAL Atitudes e perspectiva
O presente texto aponta para uma reflexão sobre o vídeo do discurso de Martin Luther King, intitulado “I have a dream”, de 28 de agosto de 1963 que está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OztqOFFctsw. O texto irá discorrer sobre a importância desse discurso, e da figura do próprio Martin Luther King, na luta contra a segregação racial, e pelos direitos civis.
A sugestão é o planejamento de uma aula para o 1º ano do ensino médio, sendo que o conteúdo está inserido, na Historia da Idade Contemporânea, de forma que o tema se torna relevante, pois trás consigo, uma reflexão sobre racismo e exclusão. A abordagem acerca do discurso de king deve propor, aos alunos, além das informações pertinentes á época, também o tempo/espaço em que o fato ocorreu, deve levantar algumas reflexões sobre, como ocorreu o processo de segregação racial, em contraste com a importância das lutas de grupos organizados, para a conquista de direitos civis.
A Segregação Racial
No Brasil após a abolição, nunca houve uma segregação oficial, nos Estados Unidos, porém, foram estabelecidas leis, que separavam física e culturalmente os brancos dos demais povos especialmente os negros. Era comum escolas, restaurantes, banheiros para negros. (DA SILVA, 2013. Pg 105). Em 1954 a Suprema Corte Norte Americana proibia a segregação racial nas escolas, no entanto havia grande resistência da população branca, como foi o caso da cidade de Little Rock, onde estudantes negros foram proibidos de entrar na Central High School. O então presidente Dwight Eisenhower enviou soldados para que escoltassem os estudantes, e a lei fosse cumprida. Da Silva ainda discorre sobre outro incidente envolvendo a cidade de Little Rock:
Little Rock é uma cidade norte-americana que se tornou símbolo tanto da intolerância racial quanto da