Reflexões sobre a prática do psicólogo
FACULDADE ATLANTICO SUL – RIO GRANDE
CURSO DE PSICOLOGIA NOTURNO ESTÁGIO BÁSICO I (SOCIAL) 5º semestre
NARA MARIA ALVES RA 4252051579
Ficha de Leitura
Artigo-inserção na Comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do psicólogo Maria de Fátima Quintal de Freitas
Prof.ª Adriana Roig
Rio Grande, 12 de março de 2014 FICHA DE LEITURA
Referências bibliográficas
Freitas, M. F. Q. A inserção na comunidade e Análise de necessidades: Reflexões sobre a prática do psicólogo. Psicol. Reflex. Crit. Vol. 11 nº 1 Porto Alegre 1998.
Dados sobre o autor
Freitas, M. F. Q. – Psicóloga pesquisadora; Líder do núcleo de Psicologia Social Comunitário, Educação e Saúde da UFPR; Pesquisadora do núcleo de Psicologia Política e Movimentos Sociais PUC/SP; Pesquisadora do Núcleo de cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da UFPR.
Breve resumo
A temática da inserção do psicólogo na comunidade pressupõe que, precisamente se esta falando de uma relação que se estabelece entre duas pontas. De um lado o profissional de psicologia com sua práxis, cognosceres aprendidos e metodologias que adotou como recursos para seu afazer, sua visão de mundo e do homem. Por outro lado, a comunidade, as áreas populacionais, com seu movimento e peculiaridades próprias, situada em um cenário sócio-político-geográfico, coexistindo em um determinado tempo histórico.
Transcrições de citações mais importantes
“Tem havido um tipo de inserção orientada pelo compromisso de que o trabalho deve possibilitar mudança das condições de vividas cotidianamente pela população, ao mesmo tempo em que esta é que estabelece os caminhos e