Reflexões sobre as inter-relações entre arte, educação e a cultura visual
Profª Dra Selma M. Simão
EL142-A – Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação:
“A arte através da perspectiva das Ciências Sociais”
Reflexões sobre as inter-relações entre arte, educação e a cultura visual
Uma breve Introdução Ao ministrar uma aula sobre gêneros textuais no ENEM 2013, me deparo com o seguinte relato de um dos meus alunos: “as questões com muito texto, eu nem fiz, não dava tempo, só chutei, mas as de imagens eu fiz todas.” Como algumas dessas imagens eram artísticas, no tema sugerido pela professora para realização desse trabalho, vi oportunidade de dialogar com o ocorrido na minha sala.
______________________________________________________________________
Arte, educação e cultura visual
Estamos expostos o tempo todo a imagens e isso pode ser um fator para imagem causar mais “interesse” do que os textos nos alunos, além da própria estética que pode ser feita para ser bela ou despertar atenção/reflexão. A respeito dessa presença da imagem no nosso cotidiano a autora Sardelich (2006) afirma: “Nômades em nossas próprias casas, capturamos imagens, muitas vezes, sem modelo, sem fundo, cópias de cópias, no cruzamento de inúmeras significações. Imagens para deleitar, entreter, vender, que nos dizem sobre o que vestir, comer, aparentar, pensar.”(pág,204). Essa concepção da imagem como algo presente em nossa vida cotidiana e que permite idéias, significações, conceitos, é compartilhada por vários autores como Suzana Cunha, que ressalta que nas imagens se têm um potencial de ensinamentos poderosos e persuasivos, e Hernández (2000) que também ressalta que há mais informação em nosso meio (através de imagens) do que aquela que “vemos” ou percebemos (pág 133).
Concorda-se que estamos numa cultura visual, já que a cultura “aparece como um sistema organizado de significados e símbolos que guiam o comportamento humano,