REFLEXÕES SOBRE AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM UMA UNIVERSIDADE PARA IDOSOS
Bianca Médelyn A. Bueno Lima1
RESUMO
Este artigo poderá compreender as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos na Universidade Aberta para Terceira Idade (UNABEM) mantida pela FESP (Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro) e fundada em 2006. Neste trabalho foi utilizado um formulário com 09 perguntas para melhor entender a realidade dos alunos, em uma abordagem qualitativa, aplicado entre 10 alunos com idade entre 54 a 82 anos. As informações permitiram perceber que os estudantes sentem prazer em participar deste projeto, visto a diminuição de casos de depressão e isolamento social e aumento progressivo da auto-estima, sendo assim, não restaram dúvidas que estas atividades fazem com que eles tenham maior qualidade de vida, refletindo positivamente seus aspectos psicológicos e físicos em geral. Assim são estas as principais competências desenvolvidas: recuperar o valor social, moral e econômico do idoso; atualizar o adulto; promover saúde física e psíquica e bem-estar social por meio da educação; capacitar o idoso ao retorno do mercado de trabalho; permitir ao participante acompanhar o avanço tecnológico e as transformações que ocorrem no mundo.
Palavras-chave: Competências; Habilidades; Terceira Idade.
INTRODUÇÃO
Vivemos em um país capitalista que nitidamente aponta para o papel funcional do homem, que é o de produzir o capital, seja por força de trabalho intelectual ou física. O que se observa, no entanto, é que muitas vezes os idosos são deixados de lado, pois não podem colaborar com a demanda nos trabalhos exigidos.
A UNABEM – Universidade Aberta da Maturidade, é um projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) que promove a educação continuada com compromisso de resgatar o exercício da cidadania e a melhora da qualidade de vida, mas não profissionalizante. A partir dessa perspectiva desenvolve ações que