Reflexão sobre filmes preciosa e o sorriso de monalisa
A didática é uma ferramenta eficaz que deve ser utilizada no dia a dia da vida de um bom professor, pois a mesma é muito eficiente no processo de educar. Ela nos mostra que o educador não deve deixar de contribuir no sentido de preparar o indivíduo para que este compreenda sua capacidade e valor dentro do processo educacional e assim na vida social também.
O educador deve buscar a atualização constante das técnicas de ensinar, o processo ensino-aprendizagem falha muito, devido ás desculpas que os profissionais utilizam, para não fazerem essa busca. A didática está sempre em evolução, por isso os educadores devem ficar atentos ás novas técnicas que surgem para utilizar em sala de aula. A missão de um educador é, além de utilizar seus conhecimentos técnicos-cientificos, também é trabalhar com a didática trazendo novos recursos no processo de ensinar e visando a transformação do aluno na sua vida social, lembrando que existem as individualidades.
Nos dois filmes são mostradas as mudanças que ocorrem na vida dos alunos quando são mostrados novos horizontes e possibilidades de conquistas mostradas a partir da visão experiente e sábia dos seus professores, que detectanto a deficiência de sua turma, buscou adequar sua didática para atingir e contribuir para a evolução de seus alunos na escola e na vida. A importância de reavaliar conceitos, ter perseverança, ousadia e sabedoria são bem marcantes nesses filmes. Como podemos observar nos trechos abaixo:
“O sorriso de Monalisa”
Educadora por excelência, ela se preocupava com o futuro das suas alunas, procurando conhecê-las mais de perto. Ficava indignada com a limitação da evolução profissional das jovens alunas, pois o único desejo imposto pelos costumes da época era a de ser uma “doméstica prendada”
A educadora foge do modelo de ensino tradicional, onde o principal personagem era baseado no professor detentor do conhecimento e que o aluno é