reflexão 3
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LICENTURA EM GEOGRAFIA
REFLEXÃO DE LEITURA 3
BRUNA RIBEIRO VIEIRA - TURMA 2/ 1 SEMESTRE
Nesse primeiro passo vive-se na Geografia Tradicional, a geografia que tem seu objeto de estudo ainda indefinido, momento esse que a Geografia ainda não um grau de epistemologia seguro. Que só será alcançado na modernidade. Enquanto isso esta geografia se sustentar em conceitos naturais, e é uma ciência descritiva, de observação dos elementos naturais, calcada nos pressupostos de seus precursores Humboldt e Ritter.
Em outras palavras a Geografia nesse primeiro momento tinha o seu objeto definido em três visões distintas, e todas as indagações sobre estes objetos e sua explicação viria principalmente da abordagem do campo natural, o que dará precedente ao desenvolvimento metodológico seguinte, dessa forma de pensamento geográfico, mais conhecida como positivismo Geográfico. Que vai ser trabalhado dentro da perspectiva tradicional da Geografia.
Os autores definem a Geografia como estudo da superfície terrestre, que é a mais usual, também como estudo da diferenciação das áreas ou estudo do espaço, também entre homem e meio ou sociedade e natureza. Aparentemente três visões parecidas, porém com seus aspectos e pensamentos diferentes.
Positivismo é uma visão filosófica e metodológica, no qual os geógrafos vão buscar suas orientações gerais as que não dizem respeito especificamente a Geografia, o positivismo é entendido como o conjunto de correntes não dialéticas no qual se ergue o pensamento geográfico tradicional.
O positivismo significava uma Geografia que deveria acumular conhecimentos empíricos e descritivos. Desta forma a Geografia passou a descrever lugares, fazendo levante de informações e a localizando fenômenos, descrevendo os traços naturais e sociais da superfície terrestre numa abordagem individualizada aos lugares que pudesse instrumentalizar a expansão do capital monopolista