Momentos de Reflexão#3. Um discurso contemporâneo no campo da Arte e Tecnologia.
Um discurso contemporâneo no campo da Arte e Tecnologia.
Andrea Capssa Lima
Abstract
This article presents some issues concerning the work “Reflexão#3” by Raquel Kogan, in order to contribute to a reflection on art and technology to observe the characteristics of the work, its content and theme, through a contemporary discourse in the field of Visual Arts.
Keywords: Raquel Kogan, Reflection#3, immersion, a sense of immersion, interactivity and interactor.
Introdução
Este artigo apresenta alguns apontamentos acerca da obra interativa de Raquel Kogan, “Reflexão#3” (fig.1) - um projeto em processo, que investiga relações de agenciamento usuário/sistema - a fim de contribuir para uma breve reflexão sobre Arte e Tecnologia ao observar as características da obra, entrelaçadas ao conteúdo e sua temática, bem como dos momentos de criação da obra, de sua produção e o modo como se dá a sua visualização e manutenção, através de um discurso contemporâneo no campo das Artes Visuais.
Palavras-Chaves: Raquel Kogan, Reflexão#3, imersão, sensação de imersão, interator e interatividade.
Fig.1
Reflexão#3, 2005.
Software customizado, trilha e teclado interativo.
Dimensão: 8 m x 6 m x 2,20 m
Itaú Cultural São Paulo.
Trajetória da Artista
Raquel Kogan é paulista, formada em arquitetura pela Universidade Mackenzie. Trabalha como artista multimídia, gravadora e pintora e é representada pela Galeria Leme de São Paulo.
Kogan foi premiada no Transmídia Itaú Cultural 2002 com a obra “Reflexão#1”, apresentada também no Ciber@art em Bilbao (País Basco, Espanha). Apresentou, na Galeria Leme, “au.to-re.tra.to 1”, e no Paço das Artes a obra “Ocupação# 1”. Seu trabalho “Reflexão#2” é exibido na exposição cinético-digital no Itaú Cultural e no ZKM Centro para Arte e Mídia Karlsruhe. A instalação “Reflexão#3” é apresentada no Festival Art@outsiders, em Paris. Recebe menção honrosa no 6º Prêmio Sergio Motta, com “Reflexão e