Reflexo Condicionado ou tamb m reflexo respondente
Pavlov definiu o reflexo condicionado como: "uma conexão nervosa temporária entre um dos inumeráveis fatores do ambiente e uma atividade bem determinada do organismo."
Pavlov estudava os reflexos salivares dos cães, oferecendo o alimento, e medindo a quantidade de saliva produzida pelo animal, ao comer o alimento. Então o animal comia a carne ( estimulo) e a saliva produzida pelo animal ao come-la seria a resposta.
Pavlov percebeu que os cães estavam salivando antes mesmo de ingerir a carne. Ou seja outros estímulos que não era a carne estavam fazendo com que o animal salivasse.
Barulho de seus passos;
O horario que era dada a comida para o cão;
A visão da comida;
O recipiente onde a comida era servida.
Ficando interessado, resolveu estudar o melhor o fato de que estímulos que não fosse a carne estariam estimulando a salivação do cão.
1- Tocou a campainha para ver se haveria alguma resposta de salivação. Como não obteve, Pavlov deu o nome de Estimulo Neutro.
2- Sabendo que a carne provocava a salivação, Pavlov a chamou de Estimulo Incondicionado.
3 - Ao tocar a campainha e apresentar a carne, Pavlov fez um Emparelhamento de estímulos.
4 - O estimulo do som da campainha que antes era neutro, ao emparelhado com a carne, provoca a salivação. Então o som da campainha passa a se chamar Estimulo Condicionado.
O Condicionamento Respondente, Serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estimulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado.
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=Qqnv45hYocs