REFLEXAO 4 TEXTOS
1º Função docente: Natureza e construção do conhecimento profissional.
MARIA DO CÉU ROLDÃO.
O entendimento de ensinar como sinónimo de transmitir um saber, deixou de ser socialmente útil e profissionalmente distintivo da função em causa, num tempo de acesso alargado à informação e de estruturação das sociedades em torno do conhecimento enquanto capital global. Num passado mais distante, pelo contrário, essa interpretação de ensinar assumia um significado socialmente pertinente, quando o saber disponível era muito menor, pouco acessível, e o seu domínio limitado a um número restrito de grupos ou indivíduos.
Vive-se atualmente, um momento particularmente crítico desse processo de desenvolvimento do grupo profissional, por força de fatores como a massificação escolar, com a consequente expansão e diversificação dos públicos escolares, a imobilidade persistente dos dispositivos organizacionais e curriculares da escola, a pressão das administrações e dos poderes económicos para o crescimento dos docentes, todavia também alimentada pelos próprios professores, prisioneiros de uma cultura que se instalou ao longo deste processo.
A formalização do conhecimento profissional ligado ao ato de ensinar implica a consideração de vários saberes, passíveis de diversas formações teóricas científicas, científico-didáticas e pedagógicas (o que ensinar, como ensinar, a quem e de acordo com que finalidades, condições e recursos).
Ou seja, há uma estreita ligação entre a função e o conhecimento específico necessário para o exercício de determinada profissão. Assim cabe ao docente a função de ensinar, investido de um conhecimento próprio e exclusivo de sua categoria profissional, que legitimará o exercício de sua função profissional, reconhecendo sua profissionalidade plena, assim como em outras profissões (medicina, engenharia, dentre outras).
2º Perspectivas Atuais da Educação.
MOACIR GADOTTI
A pedagogia atual insiste na autonomia do aluno,