Transtorno Deficit de Atenção/Hiperatividade
Sheilianne Ester Fernandes Azevedo
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Pré-projeto de pesquisa de elaboração do Paper apresentado ao professor Jean Tavares Leite da UNP - Universidade Portigua para a disciplina Seminários de estudo em psicologia I – PSI 9 MB.
Orientador: Prof. Jean Tavares Leite.
Natal – RN
Junho - 2015
Universidade Potiguar
TEMA O transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) esta direcionado como um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que surgem na infância, caracterizando-se por sintomas de desatenção, inquietação e impulsividade.
DELIMITAÇÃO DO OBJETO
Este trabalho foi produzido no contexto da disciplina Seminarios de Estudos em Psicologia I, orientado pelo professor Jean Tavares Leite, com o resquisito parcial a obetenção de aprovação da disciplina, na Universidade Potiguar. O tema do nosso trabalho diz respeito ao Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperativade (TDAH) fomentando uma exposição e esclarecimento breve sobre essa temática, a qual esta sendo utilizada como hipótese diagnostica para grande parte das crianças que chegam expondo qualquer atitude que leve a tal hipótese, como por exemplo, a inquietação. A experiência prática no CIS - Centro Integrado de Saúde, especificamente a Univerdade Potiguar, Unidade Salgado Filho, nos possibilitou pensar e repensar que a demanda de crianças com hipótese Diagnostica de TDAH está cada vez mais constantes e, ao ter uma aproximação com cada criança e reconhecimento de cada caso foi possível perceber grandes equívocos. É sabido que, crianças possuem o habito de brincar, correr, e ter muita adrenalina durante a infância e, dianta disso, passam a ser diagnosticadas como hiperativas. Pesquisas mostram que, na década de 40, surgiu a desiganação ‘’lesão cerebral mínima’’, e já em 1962, foi modificada para ‘’disfunção cerebral mínima’’. Sendo assim, a síndrome é reconhecida atualmente como