REFLEX ES SOBRE O V DEO
A relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento pressupõe a necessidade da mediação no processo de ensino. A pré-história da linguagem escrita é outro aspecto da teoria vygotskyan, importantes para reflexão do professor alfabetizador difunde a ideia de que se deve “ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita de letras”. Essa afirmativa nos leva a questionar o ensino mecânico da leitura e da escrita.
A transição do desenho para a escrita: dos rabiscos ao desenho, do desenho à escrita simbólica, foram aspectos amplamente investigados nos estudos de Vygotsky. Esses estudos revelaram que a pré-história da linguagem escrita tem início muito antes de a criança entrar na escola.
Os autores consideram o ato de rabiscar como um brinquedo que, para o desenvolvimento da criança, tem um significado extraordinário. Seus primeiros rabiscos, embora ainda não apresentem formas definidas, neles estão a semente da qual brotará a origem dos signos linguísticos. Neste sentido,antes de atingir a idade escolar, a criança já aprendeu e assimilou certo número de técnicas que prepara o caminho para a escrita.
Esse caminho ao qual se refere o pesquisador pode ser compreendido pelo trajeto percorrido pela criança desde os seus rabiscos indefinidos, os quais ela não se recorda a que se refere, aos rabiscos diferenciados que, mesmo não apresentando um conteúdo próprio, a criança já é capaz de se lembrar o que eles representam.
O desenvolvimento do simbolismo no desenho é um dos fatores que pode contribuir para a compreensão da pré-história da linguagem escrita da criança.
Considerando que desenham o que conhecem, podemos destacar a importância do meio cultural, para o desenvolvimento da criança. Quanto mais ricas as experiências por elas vivenciadas, maiores as possibilidades de ampliação de sua capacidade de abstração. O desenho, além de ser uma atividade prazerosa, pode ser um recurso de