Refletir sobre custo do dinheiro ao longo do tempo.
O valor do dinheiro no tempo é um alicerce, é fundamental em muitas áreas de finanças. Desempenha um papel importante em muitos tipos de decisão, não unicamente nas finanças das empresas, mas também na análise de investimentos e de carteira, em finaças públicas e em finanças pessoais.
É, de certa forma, a linguagem das finanças, um denominador comum para discutir transações e oportunidades financeiras. Estabelece a ponte entre o consumo e o investimento. O dinheiro pode ser convertido em produtos tangíveis e ser consumido agora, ou você pode investi-lo e adiar seu consumo. Você agora adia a compra de produtos porque espera que seu investimento no futuro tenha um valor maior ainda.
É também um aspecto essencial para a maioria dos conceitos tratados em finanças incluindo risco, retorno e avaliação que é a interação de risco e retorno (GITMAN, 2002, p.150 e 151).
Justificativa
A escolha de adiar o trabalho agora e ir para a escola é uma decisão envolvendo tempo e valor. Existe um custo de oportunidade – o salário que você estaria percebendo agora. Você adia a renda que obteria agora porque a educação universitária significa que poderá ganhar bem mais no futuro.
Como equacionar o dinheiro que poderia ganhar hoje com um ganho potencial mais elevado no futuro? Essa é uma verdadeira decisão de investimento e você usa os conceitos do valor do dinheiro no tempo para decidir se deve abrir mão do salário atual em troca do estudo universitário (GITMAN, 2002, p.150 e 151).
Este foi um exemplo que podemos visualizar facilmente em nosso dia-a-dia porém em toda e qualquer decisão de investimento ou gasto devemos aplicar os conceitos e conhecimentos que temos com relação ao valor do dinheiro no tempo para que a escolha seja a mais adequada e que nos trará à empresa ou às nossas finanças pessoais o melhor retorno.
Desenvolvimento
“A preferência pela liquidez se dá por pelo menos três razões fundamentais:
- Risco de recebimento futuro,
-