Refinação para produção de combustíveis
CURSO: INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Refinação para produção de combustíveis
Salvador 2012
ESCOLA DE ENGENHARIA ELETRO-MECÂNICA DA BAHIA – EEEMBA
CURSO: INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Refinação para produção de combustíveis
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química, do Curso de Inspeção de Equipamentos da instituição EEEMBA sob acompanhamento da Profª Deise Cristina.
Salvador 2012
Introdução
Esta atividade tem a finalidade de trazer conhecimento sobre o processo de refinação do petróleo para que o seu aproveitamento energético seja possível, a saber: separação, conversão e tratamento.
A indústria petroquímica objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com o menor custo e a maior qualidade.
Esse processo porque passa o petróleo é chamado refinamento e ocorre na refinaria, podendo resultar na produção de GLP, Gasolina, Querosene, Diesel, Óleo Combustível, dentre outros.
Refinação para produção de combustíveis
Processos de Separação A petroquímica é a área da química relacionada aos derivados de petróleo e sua utilização na indústria. É uma área muito importante, já que trata de combustíveis, cuja demanda cresce diariamente. Os três passos básicos da petroquímica são a extração de petróleo, o refino e sua transformação num produto, embora pareça simples, porém, o procedimento entre a matéria-prima o produto comercializável inclui mais de 45 etapas. O petróleo constitui uma composição de hidrocarbonetos que pode se mostrar em fase gasosa (Gás natural), líquida (óleo) ou sólida (xisto). Geralmente, é no formato liquido que o petróleo é encontrado e que serve a toda a indústria. O processo de separação é aquele que isola as famílias de hidrocarbonetos realizando o que se chamam frações, sem qualquer reação química.
Os processos