Refinaria Isaac Sabbá
A Refinaria Isaac Sabbá ou Refinaria de Manaus (REMAN) é uma refinaria localizada no município de Manaus, no estado do Amazonas, que pertence à Petrobras.
Fundada por Isaac Benayon Sabbá, iniciou suas operações em 6 de Setembro de 1956, com o nome de Companhia de Petróleo da Amazônia (COPAM). Foi oficialmente inaugurada em 3 de Janeiro de 1957 com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Possui a primeira unidade de Craqueamento Catalítico de petróleo da América Latina. A Petrobras assumiu o controle acionário da COPAM em 1971, renomeando-a como Refinaria de Manaus (REMAN). Em 1997, em homenagem a seu fundador, a refinaria foi rebatizada como Refinaria Isaac Sabbá - UN-Reman.
Capacidade instalada para 5 mil barris/dia.
Seus principais produtos são: GLP, nafta petroquímica, gasolina, querosene de aviação, óleo diesel, óleos combustíveis, óleo leve para turbina elétrica, óleo para geração de energia, asfalto.
Responsabilidade Ambiental
A Política de Responsabilidade Ambiental da UN-REMAN propõe-se em seus negócios da empresa, o compromisso é aliar rentabilidade ao respeito às pessoas e ao meio ambiente. As ações ambientais da Petrobras na Amazônia são acompanhadas, por meio de parcerias, convênios, por entidades de pesquisa e preservação do meio ambiente e órgãos governamentais da região, tais como Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAAM),
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas.
(UFAM), Universidade Tecnológica do Amazonas (UTAM) e prefeituras municipais.
Projetos Sociais
A UN-REMAN desenvolve ainda projetos sociais, educativos, culturais com treinamento profissional junto às comunidades do entorno de suas instalações.
Capacitação Profissional - SENAI
A preocupação com a responsabilidade social destaca-se nas atividades de capacitação profissional realizadas em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(SENAI),