Referências para qualquer trabalho de quimica
1.1: Reações de síntese (obtenção) de sais.
Após a adição dos reagentes observou-se que ocorreu uma reação de simples troca, gerando um sal + H2:
H2SO4 + Mg = MgSO4 (Sulfato de Magnésio) + H2
1.2:
Observou-se que após a adição dos reagentes ocorreu uma reação de dupla troca entre um óxido e ácido, originando assim um sal mais água. Obtendo-se assim: CuO + H2SO4 = H20 + CuSO4( Sulfato de Cobre ) , além disso, foi possível visualizar que a aparência física foi alterada, alterando sua coloração de incolor para a cor azul.
Atividade 2 : Condutividade elétrica de sais no estado sólido.
Observou-se que todos os sais em estado sólido testado não conduziram corrente elétrica, pois nesse estado são péssimos condutores de eletricidade quando não dissolvidos ou fundidos, pois quando sólidos, formam estruturas muito rígidas que não dão mobilidade para os íons, já solúveis ou fundidos, os íons tem mobilidade para conduzir a corrente [4] Atividade 3 : Todos as soluções testadas conduziram eletricidade, isto porque em solução aquosa diferente do estado sólido as estruturas são dissociadas dando maior mobilidade aos íons. Podemos concluir com os experimentos que todos os sais diluídos ou fundidos conduzem corrente elétrica, outro aspecto que se pode visualizar é o fato de que alguns sais conduzem melhor eletricidade que outros.
Atividade 4 : Solubilidade em água.
Todas as substâncias que foram testadas apresentaram solubilidade em água. O motivo para isto ter ocorrido é que todos os compostos testados são iônicos, ou seja, possuem íons em suas moléculas, que quando em contato com a água, se dissociam, ficando livres na solução, provando também que todos os sais, com exceções dos sulfetos, carbonatos e fosfatos, são solúveis.
As interações intermoleculares são as principais responsáveis pela solubilidade dos sais em água. Para uma molécula se dissolver, é preciso quebrar suas ligações já existentes, e tornar os íons livres. Neste