Referencial
A liderança tem uma importância fora do comum, principalmente dentro da organização. Hoje as empresas são formadas por pessoas que precisam ser coordenadas a fim de que as metas e os objetivos sejam alcançados.
James c.hunter,(2004, p28) Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para bem comum.
Heifetz,(1999,p 62), um dos autores de liderança mais lidos da atualidade afirma: “Frequentemente, liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes.
Muitas pessoas em cargos de autoridade não sabem exercer a liderança. Outras exercem-nas sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema em determinado setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo.
Autoridade é quando uma pessoa tem o direito de mandar e é subordinado que prestam uma obediência incondicional, a um individuo ou uma instituição de autoridade. E o líder é aquele que esta sempre ao lado ajudando, fazendo junto com as outras pessoas que as vezes pode acontecer de desconsiderar seus próprios interesses para comprometer-se com os objetivos proposto pelo grupo pelo qual pertence.
Como aponta Cole (1999,p 09), “ um líder simplesmente tem um grupo de seguidores.” Isso significa que pode exercer uma ação dos seguidores, fazendo que eles sigam com vontade própria, sem ser coagido por alguém.
No ponto de vista de Mc Gregor, (1973,p 74) afirma:
“É pouco provável que exista um único quadro básico de conhecimentos e características peculiares a personalidade de todos os lideres. As características de personalidade do líder são de muita importância, mas as que são essências diferem consideravelmente conformem as circunstâncias. Aquelas necessárias a uma liderança politica bem sucedida são diversas das que se aplicam à administração industrial ou à liderança militar e educacional. Os lideres transferidos de um tipo de instituição social para outro, tanto estão