REFERENCIAL TEORICO - MEDIAÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
CONCEITO DE RECURSOS HUMANOS
Segundo (GIL, 2006, p. 17) Gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.
Diante desse conceito podemos concluir que o sucesso das organizações decorre de uma administração de fato eficaz de recursos humanos, posto que a estrutura organizacional, recursos financeiros, tecnologia e materiais colaboram muito com a lucratividade e sustentabilidade das organizações, porém os aspectos físicos e inertes necessitam de ser administrados inteligentemente por pessoas que norteiam qualquer organização.
Sendo assim, o que realmente constitui qualquer organização, são as pessoas. As qualidades, conhecimentos, habilidades e competências dos funcionários, bem como o senso de iniciativa, entusiasmo e satisfação com as atividades realizadas, tudo isso gera impacto na lucratividade e na produtividade de uma empresa.
Embora seja uma função de staff, administração de pessoas é uma responsabilidade administrativa e gerencial. Assim sendo, em qualquer área escolhida, o administrador precisa ganhar uma visão sobre como lidar com assuntos relacionados com pessoas, alinhar objetivos pessoais com os objetivos organizacionais é importante para obter uma perspectiva ampla da administração de recursos humanos para o alcance do sucesso profissional e levar a organização rumo a excelência no mercado, competitividade e lucratividade.
MEDIAÇÃO
Mediação é a intervenção de terceiro, que não é parte da disputa entre os conflitantes, o objetivo é alcançar composição de interesses convencionada entre estes. É uma alternativa para solucionar os conflitos de forma mais eficaz e ágil, a característica principal é proporcionar a tomada de decisão pelas partes em conflito.
Segundo Holanda (2005) a Mediação, como método autocompositivo de