REFERENCIAL TE RICO
2.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas.
Como referencia que a conservação do meio, relacionada com o bem estar e qualidade de vida da sociedade, é responsabilidade de todos, a Educação Ambiental, vem sendo discutida em diferentes espaços educativos, e assume cada vez mais, uma função critica e transformadora, cujos objetivos dizem respeito à co-responsabilização dos indivíduos na promoção de um novo tipo de desenvolvimento, um novo modelo civilizatório com perspectiva sustentável (LEFF,2001).
Segundo Ab’Saber (1994), a tarefa de promover um processo de conscientização da sociedade por meio de processo educativo, e uma renovada filosofia de vida, proporcionando as pessoas, instrumentos para construírem sua História e recuperarem características essências da condição humana, para, sobretudo, refletirem sobre o futuro do planeta. Entretanto, embora muitos esforços significativos tenham marcado o fecundo caminho trilhado pela Educação Ambiental, é preciso transforma-la, segundo Jacobi (2003), em mais uma ferramenta de mediação necessária entre culturas, comportamentos diferenciados e interesses de grupos sociais para a construção das transformações desejadas.
Ainda nessa linha, podemos pensar que, para que o ecossistema mantenha um grau de regeneração e desenvolvimento aceitável, é necessário definir algumas áreas naturais conservadas e garantir a recomposição de outras. SANTOS et al. (2000) discutem os aspectos essências dessa tarefa educacional, que tem, como ponto de partida, o processo de conscientização, seguindo até a ação propriamente dita. O mesmo estabelece relação entre a consciência da problemática ambiental. A busca pelo conhecimento do tema tratado em questão, o envolvimento com a temática, a criação de um senso de responsabilidade, que gera a ação que resulta na conscientização de um numero cada vez maior de pessoas,