referencial rio grande do sul
De inicio, impõe-se definir tanto a filosofia, quanto a educação. Etimologicamente o termo “filosofia” significa amigo da sabedoria. Em sua interpretação histórica, derivada de Sócrates, Platão e Aristóteles, ela exprime a busca da sabedoria. Essa busca pode ser interpretada de três modos.
A filosofia pode ser encarada como estudo que orienta o indivíduo tanto na aquisição da concreta visão da vida, seus valores e significados, seus fins próximos e últimos, quanto sobre a conduta humana, em geral. Neste conceito tradicional, o principal objetivo da filosofia é formular, interpretar e explicar toda a realidade em termos das ultimas causas e estabelecer, para esse individuo, uma escala de valores de conduta humana.
A filosofia apresenta uma visão da vida pela qual o homem percebe a inter-relação dos fenômenos, isto é que o universo é um sistema coerente, ordenado e não caótico. Esse fato é discernível pela mente humana. Em face de transformações e da desordem aparente, a filosofia proclama que os princípios universais se conservam em absoluta ordem e continuidade. Da ao homem a oportunidade de elevar-se acima do plano de interesse individual ou de circunstancias acidentais de tempo e espaço e de ser guiado por certo conhecimento que esses princípios permanecem para sempre eficientes.
A filosofia, as vezes, refere-se a um conjunto de princípios definidos, orientadores, que regulam a conduta humana e os valores nos vários e especializados campos do conhecimento. Tomada nesse sentido, pode-se falar em filosofia da literatura, da economia, de governo, da história ou em filosofia da educação. O especialista em cada um desses vários campos interpreta e explica sua especialidade, em termos de verdades que a filosofia ensina. Portanto, nesse ou naquele ramo particular, produz-se ou interpreta-se alguma coisa com valor permanente, e que é conforme a todo o corpo do conhecimento humano. Significado da filosofia
Filosofia é um corpo de