Referencia teorico
A revolução industrial teve início no final do século 18 e início do século 19 (influenciado pela aplicação do instrumento a vapor aperfeiçoado por James Watt), substituindo o modelo grosseiro e artesanal da idade média.
Em quase um século foi estabelecido múltiplas transformações e melhorias tecnológicas que determinaram o desenvolvimento de novas formas de gestão da produção, assim como a concepção de diferentes sistemas produtivos e organizacionais.
Com a incorporação do vapor à indústria, processo desenvolvido em enérgica adaptação às necessidades do desenvolvimento da configuração de uma melhor produção foi atendido a dinâmica de necessidade de aumento de produção e de redução de custos, fazendo com que se modifica a economia, a política e a sociedade mundial, desta época.
Em sequência a essa conflagração industrial se fez presente a impactante revolução da informação (Em um curto período, ela robotizou a grande maioria dos processos de fabricação de diversificados produtos). Sua força motriz está diretamente ligada à informática, à inteligência artificial, ao efeito dos computadores sobre a tomada de decisões, elaboração de políticas e estratégias de mercado (essa nova realidade modificou profundamente economias, mercados, estruturas setoriais, produtos e serviços e seu fluxo. A máquina a vapor foi para a primeira revolução industrial o que o computador foi para a revolução da informação).
Setores novos e inesperados surgiram e dominaram rapidamente a indústria contemporânea. Um grande e evoluído ramo da informática é a robótica. Os primeiros trabalhos envolvendo a produção de robôs e sua notória utilização teve inicio pouco tempo depois do termino da Segunda Guerra Mundial (inicialmente usado para carregar e movimentar elementos radioativos tem um papel hoje quase que “indeterminado” sendo utilizado e manipulado em todas as indústrias e em todos os setores). É presumível que outras novas