Refer Ncia Bibliogr Fica
SERAFINI, Maria Teresa. Saber estudar e aprender, Lisboa, editorial presença, 1991
Tipo de obra:
-Didáctico Cientifico
Pág.
Tema: Como organizar o tempo
Observações 20
21
24
28
30
31
Como organizar o tempo
Para podermos agir sobre a organização do nosso tempo é necessário, antes de mais, analisarmos o problema, individuando as várias actividades que preenchem o dia tipo da vida de estudantes. O calendário será mais elaborado e preenchido para os estudantes universitários do que para os estudantes das escolas secundárias, mas uma planificação das actividades pessoais pode ser muito útil também para estes.
Análise do emprego do tempo pessoal
A análise do emprego do tempo é feita de modo sistemático, para toda uma semana (que pode compreender apenas os dias úteis, ou também o fim-de-semana). Esta análise deve referir-se a uma semana típica, sem acontecimentos extraordinários, alem disso, não deve influenciar o nosso comportamento (isto significa que, para o nosso esforço ser válido, não devemos alterar os nossos hábitos). Finalmente, a análise deve ser levada a cabo com grande rigor.
Escola média
Este pode considerar-se um dia ideal para um estudante que tem uma vida bastante variada e organizada. Para comer, lavar e vestir-se é reservada uma hora, os transportes podem ocupar também uma hora.
A planificação deve ser corrigida ou refeita no decorrer da semana, por exemplo, se surgirem factos imprevistos ou novos compromissos.
Neste caso, mais do renunciar a outras ocupações, convém aprender a estudar no autocarro e em salas de espera.
A leitura
Grande parte da aprendizagem, dos momentos de reflexão e do desenvolvimento das capacidades de trabalho vêm através da leitura.
Infelizmente, ler superficialmente um texto é muito diferente de percebe-lo e assimilar o seu conteúdo.