REF RNCIAS BIBLIOGR FICAS

434 palavras 2 páginas
REFÊRNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HALL, Stuart; A identidade cultural na pós-modernidade, DP&A Editora, 1ª edição em 1992, Rio de Janeiro, 11ª edição em 2006, 102 páginas, tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.
CREDENCIAES DO AUTOR
Stuart Hall (Kingston, 3 de fevereiro de 1932 — Londres, 10 de fevereiro de 2014) foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951. Hall, juntamente com Richard Hoggart e Raymond Williams, foi uma das figuras fundadoras da escola de pensamento que hoje é conhecido como Estudos Culturais britânicos ou a escola Birmingham dos Estudos Culturais. Ele foi presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 1995 e 1997.
Na década de 1950 Hall foi um dos fundadores da influente revista New Left Review. A convite de Hoggart, Hall entrou para o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade de Birmingham em 1964. Hall assumiu a direção desse centro em 1968 e lá permaneceu até 1979. Stuart Hall é reconhecido por expandir o escopo dos estudos culturais para lidar com raça e gênero, além de ajudar a incorporar novas ideias derivadas do trabalho de teóricos franceses.
Hall deixou o centro em 1979 para se tornar um professor de sociologia na Open University da qual se aposenta em 1997, se tornando Professor Emérito. O jornal britânico The Observer o chamou de "um dos principais teóricos culturais do país". Ele era casado com Catherine Hall, professora feminista de história britânica moderna na University College London.
RESUMO:
No livro A identidade cultural na pós-modernidade, o autor discute a questão da identidade, que já vem sendo discutido por causa das velhas identidades que estão em declínio por conta do ritmo constante de mudança das sociedades modernas. Seu propósito é explorar e analisar algumas questões sobre a identidade cultural nesse mundo moderno e avaliar se, de algum modo, existe uma crise de identidade.
O livro é escrito desenvolvendo argumentos e colocando

Relacionados