Reenstruturação capitalista
565 palavras
3 páginas
Reestruturação capitalista pode ser definida como o desenvolvimento que ocorreu pós-guerra e mudou o planejamento da vida econômica, conduzido pelos Estados nacionais.A crise dos Estados se destacou por partes dos gestores públicos que foi envolvendo mecanismos de tomada de decisão, funções que antes eram de responsabilidade de instancias de poder superiores.
O desenvolvimento econômico local é feito com as praticas políticas específicas. Podemos destacar a administração publica municipal como agente do desenvolvimento por meio de políticas, estratégias e alianças. A gestão territorial local é diferenciada porque depende de ações e estratégias implementadas em especial pelo estado.
Temos como exemplo um órgão publico o Banco Caixa Econômica Federal.
Há 150 anos a história da CAIXA anda lado a lado com a trajetória do país. Além de presenciar transformações que marcaram a história do Brasil, a instituição acompanhou mudanças de regimes políticos e participou ativamente do processo de urbanização e industrialização do país. Foi no dia 12 de janeiro de 1861 que a instituição deu início ao seu compromisso com o povo brasileiro, quando Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte.
A caixa econômica federal é uma instituição financeira estatal que juntamente com o governo desenvolveu projetos como “minha casa, minha vida” que contribui e muito para o desenvolvimento local do Estado. Milhares de famílias tiveram a oportunidade de comprar seu primeiro imóvel, sair do aluguel. Tudo isso com benefícios com subsídios e juros mais baixos. E agora estamos em um momento muito favorável em que primeiramente a Caixa caiu os juros com diversos produtos, como o da cesta bancaria juros do cartão de credito, empréstimos pessoal, financiamentos e cheque especial. Com isso colaborando mais para o trabalhador ajudando-o ter mais qualidade de vida.
Analise do texto da professora Claudete de Castro Silva Vitte
Opinião divergente | Opinião