Resenha critica do livro redaçao de textos cientificos
Ellen Cristina Cané Santos¹
FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas, SP: Papirus, 1991.
O livro Redação de Textos Científicos, de Vera Cristina Feitosa, é uma obra que vem atender a uma necessidade objetiva. Propondo diretrizes práticas e técnicas específicas para um dos mais dos antigos atos de criação humana: o registro das idéias. A autora reuniu muito do que aprendeu e sistematizou durante anos, como professora de português e revisora de textos técnicos e científicos – relatórios, ensaios e dissertações de pós-graduação. Atuando no Departamento de letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e desde 1996 é doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Mantém constante trabalho de assessoria em empresas e instituições de ensino.
A autora nos traz uma reflexão sobre a importância do domínio das habilidades e a eficiência que é preciso na hora da transmissão do conhecimento. Vera, diz que escrever é parte inerente ao oficio do pesquisador. Na visão central de que, não basta ter conhecimento cientifico e tecnológico, faz-se imprescindível a clareza e eficiência de tais conhecimentos na transmissão embutida no cotidiano dos povos. O enfoque para o progresso social, não compreende apenas um fluxo crescente de invenções e descobertas, porem sim, na metodologia eficaz, realçada na passagem contundente dos estudos realizados.
__________________________
¹Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. 1º PERÍODO V
No capitulo inicial, O cientista no processo de comunicação, há uma visão geral do método eficaz emissão do conhecimento. Escrever não costuma ser tarefa banal, normalmente as pessoas suam a camisa e tem muito medo de colocar no papel suas idéias, geralmente as pessoas não tem o costume de expressa o seu conhecimento da forma escrita e acabam somando no índice do pânico do papel em branco, a autora ressalta que essa