Reengenharia e empowerment
1. Introdução
O pensamento administrativo evoluiu para atender às necessidades da organização no competitivo mundo capitalista em que vivemos atualmente. A mudança da produção em massa para a produção enxuta leva as organizações a repensarem sua forma de administração para continuar competindo neste mercado dinâmico e mutável. Um ambiente competitivo dinâmico e complexo, onde a necessidade de inovação é fator determinante para o sucesso das organizações, exige que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas em processos decisórios associados às estratégias empresariais.
A Reengenharia e o Empowerment fazem parte deste cenário, apresentando opções e ferramentas para dinamizar e otimizar processos e resultados.
Durante este estudo será possível visualizar os benefícios e os riscos destas ferramentas.
1. Reengenharia A Reengenharia segundo VALERIANO, D. (1998), “reengenharia” é uma das vigorosas propostas que têm procurado questionar as tradições organizacionais industriais ( e, por assimilação, a quase totalidade das outras organizações) foram estruturadas de forma que o trabalho devesse ser decomposto em suas tarefas mais simples, agrupando-as em “departamentos” ditos funcionais. Atualmente, devido a