Projeto minhocario
ARATIBA
PROJETO MINHOCÁRIO NA ESCOLA
DIOGO RORIG
ARATIBA-RS
2012
DIOGO RORIG
PROJETO DE ELABORAÇÃO DE UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAGEM DO LIXO ORGÂNICO PRODUZIDO PELA ESCOLA
Projeto apresentado a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Aratiba, como requisito para criação de um minhocário na Escola de Ensino Fundamental Aratiba.
ARATIBA-RS
2012
INTRODUÇÃO:
O lixo é todo o resíduo sólido proveniente da atividade humana ou processos naturais. Considerado, atualmente, um dos maiores problemas ambientais e sociais, pois pelo nosso modelo de sociedade de consumo, existe um aumento continuo e acelerado na quantidade de lixo produzido.
Várias são as formas que podem amenizar esse aumento ou, até mesmo diminuir o problema do lixo em nossa sociedade. A questão do nosso tempo: o que fazer com o espantoso - e quase inevitável - volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza.
Uma solução simples é um minhocário, pode ser aplicado em qualquer local, inclusive pequenos espaços.
As minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta primeira habilidade, reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo - uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.
A construção de minhocários permitirá que os alunos conheçam uma representação do hábitat destes animais, podendo ser útil na horta da escola, caso exista, ou mesmo ser o ponto de partida para que esta seja consolidada.
JUSTIFICATIVA:
Os métodos existentes de tratamento e reposição dos resíduos tendem a se tornarem caros e o interesse tem-se voltado para o desenvolvimento para novos