Redução de tempo de set up
GESTÃO DE OPERAÇÕES II
REDUÇÃO DE TEMPOS DE SETUP
O tempo de set-up é definido como o tempo decorrido na troca do processo do final da produção de um lote até a produção da primeira peça boa do próximo lote. Compare o tempo que você leva para trocar o pneu de seu carro com o tempo levado por uma equipe de Fórmula 1. Os tempos de set-up podem ser reduzidos por meio de uma variedade de métodos, por exemplo, eliminar o tempo necessário para a busca de ferramentas e equipamentos, a pré-preparação de tarefas que retardam as trocas e a constante prática de rotinas de set-up. Normalmente, mudanças mecânicas relativamente simples podem reduzir os tempos de set-up consideravelmente.
Outra abordagem comum para a redução dos tempos de set-up é converter o trabalho que era anteriormente executado enquanto a máquina estava parada (determinado set-up interno), para ser executado enquanto a máquina está operando (denominado set-up externo). Há três métodos principais para se conseguir transformar set-up interno em set-up externo.
• Ferramentas pré-montadas de tal forma que uma unidade completa seja fixada à máquina, em vez de ter que montar vários componentes, enquanto a máquina está parada. Preferivelmente, todos os ajustes deveriam ser executados externamente, de tal forma que o set-up interno seja apenas uma operação de montagem.
• Monte as diferentes ferramentas ou matrizes num dispositivo-padrão. Novamente, isso permite que o set-up interno consista em uma operação de montagem simples e padronizada.
• Faça com que a carga e descarga de novas ferramentas e matrizes sejam fáceis. A utilização de dispositivos inteligentes de movimentação de materiais, como esteiras de roletes e mesas com superfície de esferas, pode ajudar bastante.
A redução do set-up foi um meio pelo qual a Cummins Engineering convenceu-se do poder do JIT. O tempo de set-up na furação do cabeçote (uma máquina CNC na linha de