redução de custo com diminuição de vazamentos de ar comprimido
Jonas Sales de Oliveira
Thiago Toppel1
Fabiana Cristina de Campos
José Oneris Dissenha2
Wanderson Stael Paris3
RESUMO
O presente trabalho foi direcionado pela implantação de melhorias visando minimização do desperdício de ar comprimido na empresa Safety Car, com início no setor de montagem. Entre as melhorias, Propostas de criação de um carrinho de ferramentas e peças pneumáticas de primeira urgência, juntamente com a Proposta de Alteração do plano de monitoramento de vazamentos de ar comprimido mudança das ações do plano preventivo pneumático, um Novo modelo do check list diário de recepção do posto de trabalho, e ainda a Criação e implantação de Comunicação audiovisual de conscientização sobre vazamentos de ar comprimido.
Gráfico de utilização do ar comprimido Fonte: Os autores (2014)
Palavras-chave: PCM (Planejamento e Controle da Manutenção). Melhoria contínua. Ar comprimido. SGA (Sistema de Gestão Ambiental). Redução de custo.
1 INTRODUÇÃO
Os sistemas de ar comprimido são amplamente utilizados na indústria como fonte de energia para acionamento, que conforme Aquino (2013) vem sendo frequentemente considerada como a “quarta utilidade”. Quase toda instalação industrial, desde uma pequena oficina até uma grande indústria, tem algum sistema de ar comprimido. A produção de ar comprimido pode ser um dos processos mais dispendiosos da fábrica. Atualmente, a maior parte do ar comprimido é produzida por compressores acionados por motores elétricos e quase sempre provenientes dessa operação acontece o desperdício de ar ocorrendo o prejuízo nesse fator (energia elétrica). Na pesquisa bibliográfica os