Eficiência energica em instalação de ar comprimido
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
JOCELITO FIDELIS
ESTUDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INSTALAÇÕES DE AR COMPRIMIDO
SÃO LEOPOLDO
2011
JOCELITO FIDELIS
ESTUDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INSTALAÇÕES DE AR COMPRIMIDO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia pelo curso de
Engenharia Mecânica da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS
Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Wander
SÃO LEOPOLDO
2011
AGRADECIMENTOS
A Deus, por oportunizar esse momento de alegria em minha vida.
À CIMPOR pela oportunidade de realizar o presente trabalho em suas instalações e aos colegas de trabalho pelo apoio dado durante a execução.
Aos meus pais, Sergio e Vera, pelo incentivo moral e otimismo. À minha irmã pelo carinho. Aos familiares pelo apoio.
Ao orientador, Dr. Paulo Roberto Wander, pelo conhecimento transmitido, principalmente nos momentos em que o problema não parecia ter solução, me conduzindo da melhor forma possível.
Em especial à minha esposa, Neila, companheira e paciente, dedicada a me dar segurança e forças nas horas mais difíceis.
“O mundo pertence aos otimistas: os pessimistas são meros espectadores.”
(Dwight D. Eisenhower)
RESUMO
O presente estudo analisa uma instalação de ar comprimido, tendo como propósito a redução de consumo energético e aumento de disponibilidade de equipamentos. Com base na teoria e aplicação na prática, a metodologia empregada a um baixo custo, é apresentada em quatro condições. A primeira consiste em analisar o ganho em eficiência energética na geração de ar comprimido, através da diminuição da temperatura de admissão do ar em um compressor de parafusos, no qual foi obtida a redução de 0,83% após a alteração de posição de seu bocal de admissão de ar. A segunda condição foi o estudo das linhas de distribuição de ar quanto às suas perdas de