Racionalização do uso de energia
A racionalização no uso de energia é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço dentro dos meios comerciais e empresariais, seja ela por um pensamento voltado a redução de custos ou preservação ambiental.
Um estudo sério com a finalidade de avaliar a gestão e a otimização energética se faz necessário para que possam ser estabelecidas estratégias e propostas a fim de reduzir os custos, com tudo, avaliar é o primeiro passo de uma sequência de mudanças alternativas.
Para que haja uma implementação de programas de eficiência energética dentro das empresas, se faz necessário a criação de uma comissão interna de conservação de energia – CICE; que garantirá uma série de importantes atribuições com a finalidade de diagnosticar os propósitos, objetivos, metas e cronogramas a serem alcançados.
A CICE (Comissão Interna de Conservação de Energia) é a gestora responsável pelo programa de gestão energética, que é constituído de três ações: Diagnóstico energético, controle de índice de comunicação do programa e seus resultados, tornando imprescindível uma mudança de procedimentos, de hábitos e rotinas de trabalho, envolvendo todos os funcionários, desde a direção superior, técnicos e administrativos, visando sempre o uso racional de energia.
As leis estabelecidas pela CICE vão garantir a redução de custos e atingirão as metas almejadas se uma equipe séria e comprometida estiver no seu comando.
Para adequar uma empresa ou indústria, seguindo os padrões que elevarão os processos produtivos, reduzindo de forma responsável e racional o uso da energia, será imprescindível observar vários pontos que afetam os custos relacionados ao uso da energia, como por exemplo os sistemas de iluminação, motores hidráulicos e térmicos, sistemas de refrigeração e ar comprimido, dentre outros, visto que não há como pensarmos hoje em redução de custos sem termos uma boa consciência ecológica.
As lâmpadas devem ser adequadas para garantir o conforto visual com o máximo de