Redutores de engrenagem
1 OBJETIVO Este trabalho objetiva a demonstração dos principais tipos de redutores de engrenagem existentes, seus componentes, formas de construção e seleção deste elemento de máquinas fundamental na engenharia.
2 INTRODUÇÃO Nem sempre as unidades geradoras (motores) podem ser acopladas diretamente em determinados dispositivos. Na grande maioria dos processos existe a necessidade de se modificar algumas características como velocidade, rotação ou torque. Para esta finalidade os redutores foram desenvolvidos.
3 DEFINIÇÃO Um redutor consiste num conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema de acionamento do equipamento. Conseqüentemente com a redução da velocidade tem-se um aumento significativo no torque transmitido. Exemplos:
4 TIPOS DE REDUTORES
4.1 REDUTOR COROA E ROSCA SEM FIM
São redutores simples, de fácil manutenção e baixo custo. Oferecem grandes reduções com um único estágio, por outro lado apresentam baixo rendimento, baixa