Redutor
COMPRESSORES
Nome: Evandro Luis de Oliveira
Nome: Leandro Bueno
Na automação de movimentos na indústria, pode-se utilizar energia de diferentes formas, a energia elétrica em suas formas tradicionais, a energia hidráulica quando a necessidade de grandes esforços e a pneumática quando precisamos de esforço moderado e grandes velocidades, quando o ambiente limpo é de fundamental importância, a exemplo da indústria alimentícia, ou quando o ambiente é inflamável ou hostil, na presença de pó ou vapo. O ar comprimido possibilita uma rápida movimentação de atuadores, com velocidade controlada e uma razoável precisão de posicionamento e apesar de não ter a mesma velocidade de processamento de informações que a elétrica ou a eletrônica pode, em ambientes que assim o permitem, receber estas formas de comando, permitindo com isso uma redução de custos e incremento na versatilidade. Pode também ser associado a circuitos hidráulicos dando a estes maiores versatilidade, reduzindo-lhe o custo e aumentando o campo de utilização.Os compressores de Ar é um equipamento destinado a produzir e armazenar ar comprimido para os mais diversos usos. O ar comprimido e uma das formas mais importante de energia utilizada nas Indústrias, insubstituível em diversas formas de aplicação e resultados da compressão dor ambiente, cuja composição é uma mistura de oxigênio (20,5%), nitrogênio (79%) e alguns gases raros.
Atualmente cerca de 5 bilhões de toneladas de ar são comprimidas por ano em todo o planeta, gerando um consumo de aproximadamente 400 bilhões de KWh a um custo de 20 Bilhões de Dólares aproximadamente.
Em função das perdas decorrentes da transformação de energia, o ar comprimido (energia pneumática) pode custar até sete vezes mais do que em comparação a energia elétrica para realização de uma determinada operação mecânica, embora isso seja normalmente compensado pelas vantagens de sua flexibilidade, conveniência e segurança