Redutor de velocidades
JORGE BARRETO
TRABALHO DE MANUTENÇÃO MÊCANICA
CRICIUMA,31 DE OUTUBRO DE 2012
ALISSON GONÇALVES
JORGE BARRETO
TRABALHO DE MANUTENÇÃO MECANICA Trabalho de manutençao mecanica solicitado pelo professor adalberto silveira.
CRICIUMA,31 DE OUTUBRO DE 2012
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório falaremos sobre nossa aula prática de manutenção mecânica no qual nossa tarefa era desmontar e montar um redutor de velocidade e neste trabalho mostraremos as especificações dos rolamentos, roscas, engrenagens e entre outros componentes presentes no redutor.
2 REDUTOR DE VELOCIDADE
Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador. Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado.
Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilíndricas ou cônicas. No redutor em que trabalhamos observamos que nele era utilizado o sistema de coroa e rosca sem fim.
Já os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea.
Figura 1 : Redutor de velocidades.
2.1 CONTROLE DE OLEO
Conhecemos o bujão de entrada de óleo que fica na parte superior do redutor, é la onde ocorre a entrada de óleo. E no ultimo furo da tampa do eixo de saída se faz o controle da quantidade de óleo, que é analisado visualmente através do