Reducao de gargalos em eclusas estudo de modelagem e ganhos logisticos
SOBENA HIDROVIÁRIO 2013
FATEC-Jahu, Jahú-SP - 27 a 29 de agosto de 2013
Redução de gargalos em eclusas: estudo de modelagem e ganhos logísticos.
Pinato, G. L. – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP
Oliveira, B. M. – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira /UNESP
Trovati, L.R. – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira /UNESP
Alves, J. A. – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira/UNESP
Silva, H. – AES Tietê
Resumo:
O transporte de cargas na hidrovia Tietê-Paraná vem experimentando incrementos anuais na sua taxa de crescimento com projeção de elevada demanda em curto prazo.
A atual situação já demonstra que as eclusas são pontos naturais de gargalo na hidrovia, pois em alguns períodos, ocorre o congestionamento de comboios para a transposição de barragens.
Portanto, é justificável desenvolver mecanismos para otimizar e dar eficiência às operações de eclusagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar a proposição estabelecida em projeto de P&D (ANEELAES Tietê - UNESP), cuja inovação é o desenvolvimento de modelagem de otimização de filas para processos de transposição de barragens na Hidrovia Tietê. A abordagem desse tema será realizada por Teoria das Filas. A aplicação e a operacionalização está contextualizada ao monitoramento e rastreamento através do Sisnavega, o qual permite estimar parâmetros como: tempos de chegada, tempos de eclusagem, posição da embarcação, posição da eclusa, taxa de chegada, taxa de atendimento e outras. A Teoria de Filas será utilizada como ferramenta para a compreensão, dimensionamento e solução do problema.
1 – Introdução
A Hidrovia Tietê é de extrema importância para o escoamento de grãos dos Estados de
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.
Com uma extensão de 863 km de extensão, compreende uma via de navegação que liga a região Sul, Sudeste e Centro-oeste do país.
Nela ocorre o transporte de cargas e pessoas,