Modais de transporte
Introdução
Os serviços logísticos são essenciais para o desenvolvimento econômico social. Os setores produtivos necessitam de adequados serviços de transporte e armazenagem, buscando o aumento da produtividade e a redução do custo unitário de produção. As atividades relacionadas ao transporte são essenciais, podendo representar até 75% dos custos logísticos, agregando valor de lugar aos insumos e bens acabados (Ballou, 2001). O processo de escolha do modo, objeto do presente artigo, pode ser considerado como principal responsável pela efetividade da operação de transportes, uma vez que, elevados custos de transporte podem acarretar perda de competitividade dos produtos no mercado internacional e aumento dos preços no mercado doméstico.
Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.Ao planejar a movimentação da mercadoria pela cadeia de distribuição física internacional, o importador ou exportador de pequenos lotes deve escolher, inicialmente, o modal de transporte mais adequado para conduzir a carga ao destino final estabelecido pelo importador. Os modais de transporte apresentam vantagens e desvantagens, em decorrência de fatores como a segurança e rapidez no atendimento às demandas do comprador, o custo do frete em relação ao valor da mercadoria, o tipo e a natureza da mercadoria e vários outros fatores.
Deve-se, portanto, avaliar as vantagens e desvantagens dos modais, para determinar qual o modal que trará o melhor custo/benefício para o transporte da mercadoria desejada.
Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em: * Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário; * Aquaviário: marítimo e hidroviário; * Aéreo
E quanto a forma em: * Modal ou Unimodal: envolve apenas uma modalidade; *