Redu O De Impactos Lava Jato
A análise da água ficou encarregada por a empresa RR ACQUA SERVICE ANÁLISE DE ÁGUA E EFLUENTES. Foi feito um estudo, devido essa atividade geralmente apresentar grande desperdício de água nas lavagens dos carros. È uma atividade comercial, e possui fácil tratamento da água para reuso.
Foram feitas visitas ao estabelecimento para verificar como e para que fins a água é utilizada. Os funcionários foram entrevistados sobre a proveniência da água do lava-jato.
As figuras 01 e 02 apresentam o local para o qual será proposto o sistema de reuso.
Medição do uso de água. Foi feita a coleta de dados diariamente durantes 15 dias do mês de Janeiro, 15 dias do mês de Fevereiro e 15 dias do mês de Março. Os dados coletados foram o volume de água diário utilizado e a quantidade de veículos lavados. O manômetro utilizado para a medição da quantidade de água utilizada é da marca ABB, com especificação M170-II como mostra as figuras 03 e 04 abaixo.
Levantamento da qualidade de água para reuso.
Na tabela 01, encontram-se os parâmetros analisados nas coletas de água, nos dias 22/01/15 e 25/03/15 e os seus respectivos métodos.
As análises foram realizadas RR ACQUA SERVICE ANÁLISE DE ÁGUA E EFLUENTES, localizado no Rua Arapoti, 45 - Parque Jaçatuba - Niterói – Rio de Janeiro
Estudo da alternativa de tratamento de água para reuso.
Com base nos resultados das análises e nos valores limites da legislação, foi proposto um sistema de reuso de água para o lava-jato com tratamento adequado para o determinado fim. A legislação utilizada para verificar a qualidade de água proveniente da lavagem de veículos foi a Resolução 357 do CONAMA, de 17 de março de 2005.
Dimensionamento do sistema de reuso.
Foi feito através de medições da área do lava–jato, número de carros atendidos diariamente, volume de água gasto, e de acordo com as características da água a ser utilizada e com a pesquisa das tecnologias mais adequadas para o local, o projeto foi elaborado e