Redes
Introdução A internet é um sistema estruturado e organizado. Antes de discutirmos como ela funciona e sua relação com o protocolo TCP/IP, primeiramente veremos um breve-histórico da Internet. Em seguida, definiremos os conceitos de protocolos e padrões. Discutiremos as organizações que estão envolvidas no desenvolvimento de padrões da Internet.
Um breve Histórico Uma rede é um grupo de dispositivos conectados que se comunicam, como computadores e impressoras. Uma internet (observe o i minúsculo) é composta por duas ou mais redes que podem se comunicar. Uma internet mais notável é chamada de Internet (Com I maiúsculo) composta de centenas de milhares de redes interligadas. Esse extraordinário sistema de comunicação só começou a existir em 1969. ARPANET: A ARPA (Advanced Research Projects Agency) do Departamento de Defesa (DOD) dos EUA estava interessada em encontrar uma maneira de conectar computadores para que os pesquisadores pudessem compartilhar seus conhecimentos, reduzindo, assim, os custos e eliminando a duplicação de esforços. Em 1967, em uma reunião da ACM (Association for Computing Machinery), a ARPA apresentou a ideia da ARPANET, uma pequena rede de computadores conectados. A ideia era que cada computador host (não necessariamente do mesmo fabricante) fosse ligado a um computador especializado, chamado de processador de mensagem de interface (IMP – Interface Message Processor). Os IMPs, por sua vez, seriam conectados uns aos outros. Cada IMP tinha de ser capaz de se comunicar com outros IMPs, assim como seu próprio host. Em 1969, a ARPANET era uma realidade. O software chamado de NCP(Network Control Protocol), fornecia a comunicação entre os hosts.
Nascimento da Internet Em 1972, Vincent Cerf e Bob Khan, que faziam parte do grupo centralda ARPANET, colaboraram no que chamaram de Internetting Project (projeto de interligação em rede). Eles queriam