Redes
1.1 Estruturas de Endereçamento de Rede:
Em uma rede onde o domínio de broadcast tenha um número maior de 500 hosts, será necessário fazer uma segmentação, pois se o número for maior que 500 hosts a rede começa a ficar muito lenta e o número de colisões será muito maior.
Abaixo uma breve descrição sobre os termos a serem empregados na rede:
Domínios de Colisão: Colisões são naturais em redes Ethernet, e até mesmo os erros oriundos de colisões são previstas e, quando dentro dos índices normais, perfeitamente aceitáveis. Redes onde o meio físico é compartilhado pelos computadores para que haja a transmissão dos dados, como é o caso de redes com HUBs, as colisões poderão tornar-se um grande problema, caso o tamanho do domínio de colisão seja muito grande. Caso uma rede possua 5 hubs interconectados, estes 5 hubs formarão um único domínio de colisão. Havendo muitas estações conectadas nestes 5 hubs, e dependendo do volume de tráfego gerado por estas estações, a performance da rede poderá ser severamente degradada. A solução para isto é a inserção de uma tecnologia para a micro segmentação da rede Ethernet. Uma vez que Switches Ethernet consolidaram todos os recursos de uma bridge, além de trazerem muito mais performance e opções de configuração, fica claro que a solução ideal para a micro segmentação trata-se, na verdade, de um bom switch para redes Ethernet. Com o hardware especializado do switch, é possível segmentarmos redes Ethernet para usufruirmos o máximo de performance, pois cada porta do switch é considerada um único domínio de colisão.
Portanto, se um determinado switch possuir 24 portas, teremos no total 24 domínios de colisão. Note que há mais domínios, porém a tendência e reduzir o tamanho de cada um deles, tornando a rede muito mais produtiva. O problema dos switches, como você já deve saber, é que estes não são capazes de filtrar o tráfego broadcast (switches modernos possuem recursos que permitem