Redes
1 - Camada Física (ligação física): Define as características mecânicas (tamanho e forma de conectores, pinos, cabos que compõem um circuito de transmissão), elétricas (especificação dos valores dos sinais elétricos; nível de tensão e corrente usados), funcionais (definição do significado dado aos sinais transmitidos na camada física) e os procedimentos (especificação das funções e protocolos necessários para a transmissão de bits) para ativar, manter e desativar conexões físicas para a transmissão de bits.
Os equipamentos que atuam nessa camada são:
Transceptor (transforma um sinal elétrico em sinal óptico e vice-versa);
Repetidor;
Hub;
Bridge;
Gateway;
Placa de rede;
2 - Camada de Enlace ou Ligação de Dados (controle de transmissão): Proporciona a ligação entre dois nós adjacentes (juntos ou próximos), são conhecidos como nós os Host’s e roteadores. Em relação a transmissão, não há preocupação com o destino final do pacote apenas com o destino imediato. Seus principais objetivos são: oferecer serviços à camada de rede, detectar e corrigir erros de transmissão e regular o fluxo de dados de modo que um host mais rápido não sobrecarregue um mais lento.
Protocolos:
ATM;
Wi-Fi (IEEE802.11);
Ethernet (IEEE 802.3);
FDDI;
HDLC; xDSL; ADSL;
PPP(Point-to-Point Protocol).
Os equipamentos que atuam nessa camada são:
Placa de rede;
Bridge;
Switch;
Gateway.
3 - Camada de Rede (gestão de endereçamento de dados): Sua função é possibilitar o endereçamento, encapsulamento, roteamento e desencapsulamento. O endereçamento é feito em fragmentos individuais de dados que precisam ser direcionados a um dispositivo final, este dispositivo precisa ter um endereço único (IP). O encapsulamento é realizado em cima desses fragmentos individuais endereçados (os pacotes da camada de rede). Quando se cria um pacote, o cabeçalho deve conter, entre outras informações, o endereço do host para o qual ele está sendo enviado, e este é