redes
DEBORAH VIEIRA DE ALENCAR MAIA
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PPgEE – Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica
Campus Universitário - Lagoa Nova - Natal-RN - 59072-970 deborah_maia@yahoo.com.br Abstract. This article destines to make a comparative degree between two nets for industrial automation. The nets in question are Foundation Fieldbus and Profibus PA.But before this comparative degree a general view regarding both is given, approaching its main characteristics. And at a second moment are shown a table with characteristics of each one.
Resumo. Este artigo destina-se a fazer um comparativo entre duas redes para automação industrial. As redes em questão são Foundation Fieldbus e Profibus PA. Mas antes deste comparativo é dada uma visão geral a respeito de ambas, abordando suas principais características. E num segundo momento é mostrada uma tabela com características de cada uma.
Palavra-chave: Redes para automação industrial, Foundation Fieldbus, Profibus PA.
1. INTRODUÇÃO
A instalação e manutenção de sistemas de controle tradicionais implicam em altos custos principalmente quando se deseja ampliar uma aplicação onde são requeridos além dos custos de projeto e equipamento, custos com cabeamento destes equipamentos à unidade central de controle.
De forma a minimizar estes custos e aumentar a operacionalidade de uma aplicação introduziu-se o conceito de rede para interligar os vários equipamentos de uma aplicação. A utilização de redes em aplicações industriais prevê um significativo avanço nas seguintes áreas:
· Custos de instalação;
· Procedimentos de manutenção;
· Opções de upgrades;
· Informação de controle de qualidade.
A opção pela implementação de sistemas de controle baseados em redes, requer um estudo para determinar qual o tipo de rede que possui as
maiores vantagens de implementação ao usuário final, que deve buscar uma plataforma de