Redes
A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado "cliente" (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor. Para existir uma conexão ao servidor,caso o servidor exija,o utilizador informa um nome de utilizador (ou username, em inglês) e uma senha password, bem como o nome correcto do servidor ou seu endereço IP.
Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida.
Acesso aos servidores FTP
O acesso a servidores FTP pode ocorrer de dois modos: através de uma interface ou através da linha de comando, tanto usuários UNIX como usuários Windows podem acessar através dos dois modos. O modo linha de comando está presente em qualquer distribuição UNIX-like e Windows, através do telnet.
A partir de qualquer browser credenciado (Internet Explorer, Firefox, ou mesmo no Windows Explorer), conforme a norma RFC17386 também é possível aceder a um servidor FTP digitando na barra de endereço:
ftp://[username]:[password]@[servidor]
ou
ftp://[username]:[password]@[servidor]:[porta]
Comandos do cliente FTP
Os servidores de FTP raramente mudam, mas novos clientes FTP aparecem com bastante regularidade. Estes clientes variam no número de comandos que implementam, a maioria dos clientes FTP comerciais implementam apenas um pequeno subgrupo de comandos FTP. Mesmo que o FTP seja um protocolo orientado a linha de comandos, a nova geração dos clientes FTP esconde esta orientação num ambiente gráfico, muitas vezes, muito desenvolvido.
A interface cliente do FTP do BSD UNIX é um padrão por si mesma, possuindo muitos comandos arcaicos como tenex ou carriage control, que hoje não têm uso. Os comandos mais usados são o cd, dir, ls,get e put.
O FTP tem particularidades que são hoje pouco comuns. Depois da