redes
Linux foi originalmente desenvolvido como um sistema operacional livre para computadores pessoais baseados em Intel x86. Desde então, foi portado para mais plataformas de hardware de computador do que qualquer outro sistema operacional. É um sistema operacional líder em servidores e outros sistemas grandes de ferro , tais como mainframes e supercomputadores . Em junho de 2013, mais de 95 % dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo tem alguma variante do Linux, incluindo todos os 44 mais rápido Linux também roda em sistemas embarcados , que são dispositivos cujo sistema operacional é normalmente embutido no firmware e é altamente adaptado ao sistema. ; isso inclui telefones celulares, computadores tablet , roteadores de rede, instalação de controles de automação , televisores e consoles de videogame. Android , que é um sistema operacional amplamente utilizado para dispositivos móveis, é construído em cima do kernel do Linux.
O desenvolvimento do Linux é um dos mais proeminentes exemplos de colaboração de software livre e de código aberto. O código fonte subjacente pode ser usado , modificado e distribuído comercialmente ou não- comercialmente por qualquer pessoa sob licenças como a Licença Pública Geral GNU. Normalmente , o Linux é embalado em um formato conhecido como uma distribuição Linux para uso em desktop e servidor. Algumas distribuições Linux tradicionais populares incluem Debian , Ubuntu, Linux Mint, Fedora , Arch Linux , eo comercial Red Hat Enterprise Linux e SUSE Linux Enterprise Server. Distribuições Linux incluem o kernel Linux, utilitários de apoio e bibliotecas e, geralmente, uma grande quantidade de software de aplicação para cumprir uso pretendido do distribuição.
A distribuição orientada para uso em desktop normalmente incluem X11 ou Wayland como o sistema de janelas , e um ambiente de trabalho que o acompanha como o GNOME ou o Software Compilation KDE. Algumas dessas distribuições pode incluir um ambiente de trabalho menos