redes
É um sistema composto por vários equipamentos interconectados que visa troca de informações entre usuários, armazenagem de arquivos, etc.
2. O que são dispositivos de conexão? Cite alguns
São todos os equipamentos que fazem parte da rede e está envolvido na transmissão da informação de um ponto a outro da rede.
3. Quais as topologias comumente utilizadas?
CONEXÃO ESTRELA: Cada nó é interligado a um nó central (mestre) e através dele todas as mensagens devem passar.
CONEXÃO ANEL: Estações conectadas através de um caminho fechado
BARAA: Todos os nós se ligam no mesmo meio de transmissão.
4. O que significa controle de acesso ao meio e quais os principais?
É o método pelo qual se define qual dispositivo tem permissão para transmitir informação no meio. MESTRE/ESCRAVO: O controlador na função de mestre recebe informações dos escravos de entrada, processam as informações e as enviam para os escravos de saída. POLLING: Derivado do mestre/escravo onde cada dispositivo é varrido em sequencia para enviar seus dados, o mestre controla o acesso a rede. TOKEN PASSING: É um método no qual uma mensagem “token” é passada ao longo da rede para transmitir informação; após a transmissão o token é passado adiante para que um novo dispositivo transmita. CSMA/CD: técnica probabilística onde um dispositivo começa a transmitir dados assim que detecta que o canal está disponível. CSMA/BA:Trata da resolução determinística de colisões através de prioridades. ESCALONADO: Busca nas configurações dos momentos de transmissão de cada variável nos dispositivos de controle.
5. Faça uma comparação dos seguintes meios físicos de transmissão: para trançado, cabo coaxial, fibra óptica e rede de transmissão.
PAR TRANÇADO: Relativamente baratos, aumentam a rejeição contra ruídos, fácil instalação.
CABO COAXIAL: Imunidade contra ruídos menor que par trançado
FIBRA ÓPTICA: Praticamente imune contra interferências e não gera campos magnéticos.