REDES
Explorar de forma intrínseca comportamentos e opiniões dos potenciais consumidores da escola de fotografia possibilita que suas necessidades sejam atendidas com precisão, e assim elevando o grau de satisfação pelo serviço oferecido.
Uma pesquisa qualitativa permite melhor percepção e entendimento de determinada situação relacionada ao mercado e consumidor, que às vezes pode não ser percebida pela empresa, se não há aplicação deste tipo de pesquisa. Ao tratar deste assunto, Malhotra (2001, p.155) afirma que esta é uma “metodologia de pesquisa não-estruturada, exploratória, baseada em pequenas amostras, que proporciona insights e compreensão do contexto do problema”. A partir dessa pesquisa torna-se possível perceber as verdadeiras razões e motivações na escolha da compra de um determinado produto ou serviço. Dias et al (2003, p.376) defende que “é o método mais adequado quando se pretende pesquisar aspectos mais profundos e menos visíveis do comportamento humano, como percepções, atitudes, julgamentos”. Para este projeto foram utilizados dois tipos de pesquisa qualitativa: Entrevista em profundidade e grupo focal, que são realizadas pessoalmente e exploram dimensões mais profundas do comportamento do consumidor (DIAS et al, 2003, p.377), a fim de ter maior foco na informação individual.
3.4 ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE
A entrevista em profundidade, segundo Malhotra (2001, p.163), consiste em uma “entrevista não-estruturada, direta, pessoal, em que um único respondente é testado por um entrevistador altamente treinado, para descobrir motivações, crenças, atitudes e sensações subjacentes sobre um tópico”. Este método utiliza um roteiro flexível, a fim de adaptar esta pesquisa de acordo com cada entrevistado e assim obter o máximo possível de informações de interesse aos pesquisadores.
Para este projeto foi utilizado um roteiro de entrevista com perguntas abertas (Apêndice B) e apoio de gravador de áudio para a coleta de dados. A