Redes
Para que uma rede local seja eficiente e atenda as necessidades de seus usuários, ela deve ser projetada e implementada de acordo com uma série planejada de etapas sistêmicas:
• Coletar requisitos e expectativas
• Analisar requisitos e dados
• Projetar estrutura das camadas 1,2 e 3 da rede local, ou seja, a topologia
• Documentar a implementação física e lógica da rede
O projeto da topologia de uma rede local pode ser dividido nas seguintes três categorias únicas no modelo de referência OSI:
• Camada de Redes
• Camada de enlace de dados
• Camada física
A etapa final da metodologia do projeto de uma rede local é documentar a topologia física e lógica da rede. A topologia física da rede refere-se à maneira pela qual os vários componentes de uma rede local são interconectados. O projeto lógico de uma rede refere-se ao fluxo de dados dentro de uma rede. Também se refere aos esquemas de nomes e endereços usados nas implementações das soluções do projeto de uma rede.
Desenvolvendo uma topologia LAN
192.168.1.1 192.168.1.2 192.168.1.3 192.168.1.4 192.168.1.5 192.168.1.6
Camada Física:
Sua função é lidar com a transmissão pura de bits, níveis de tensão, duração de um bit, taxa de transmissão, comprimento máximo, construção dos conectores
É responsável da transferência de bits num circuito de comunicação.
Os dispositivos que operam nesta camada incluem: placas de rede, hubs, repetidores.
Camada de Enlace de Dados:
Tem por função principal a transformação do meio de comunicação "bruto" em uma linha livre de erros de transmissão para a camada de Rede.
Ela efetua esta função através do fracionamento das mensagens recebidas do emissor em unidades de dados denominadas quadros, que correspondem a algumas centenas de bytes.
Estes quadros são transmitidos seqüencialmente e vão gerar quadros de reconhecimento enviados pelo receptor.
Esta camada é responsável pela detecção e possível correção de