Importancia do desenho tecnico
Nome: Mayara C. Novais Módulo I - manhã Professora: Daniela 29/11/12
Introdução Juiz de Fora, nossa tão amada cidade, está em constante expansão e para saber melhor do que está acontecendo, trago aqui um pequeno resumo sobre a atual vida política e industrial de JF.
Câmara Municipal de JF- 2012
Atual estrutura política de Juiz de Fora
Juiz de Fora, de acordo com a Constituição de 1988, está localizada em uma república federativa presidencialista. Foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânico do Direito positivo. A administração municipal se dá pelo poder executivo e pelo poder legislativo.
O Poder legislativo é constituído pela câmara, composta por 19 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição) e está composta da seguinte forma: três cadeiras do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB); três cadeiras do Partido dos Trabalhadores (PT); duas do Partido Progressista (PP); duas do Partido Social Cristão (PSC); duas do Partido Trabalhista Cristão (PTC); duas do Partido Democrático Trabalhista (PTB); duas do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); uma do Democrata (DEM); uma do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e uma do Partido da Mobilização Nacional (PMN). Cabe a casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o orçamento participativo (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O município de Juiz de Fora se rege por leis orgânicas. A cidade é ainda a sede de uma Comarca. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), o município possuía em 2006354 929 eleitores.
Juiz de Fora se divide em quatro distritos, sendo eles Juiz de Fora, Rosário de Minas, Torreões e Sarandira. Os limites das áreas urbanas nos distritos, os chamados núcleos urbanos, também definidos pela Lei 6 910 de