Redes
O ponto chave da tecnologia dominante, no século passado e no início deste, tem sido a aquisição o processamento e a distribuição da informação. * Instalação de redes telefônicas de alcance mundial. * Invenção do rádio e televisão. * Nascimento e o contínuo crescimento da indústria de computadores. * Lançamento de satélites de comunicação.
Conceituação de Sistemas Distribuidos
Um Sistema Distribuido (SD) é uma coleção de elementos de processamento interconectados, tanto logicamente como fisicamente, para execução cooperativa de programas de aplicação com o controle geral dos recursos centralizado. Palavra chave : Controle dos recursos centralizado Conceito de Redes de Computadores: Definição de A. S. Tanenbaum : Coleção de computadores autônomos porém interconectados.
Sistema Distribuido, segundo A. S. Tanenbaum, é um caso particular de Redes de Computadores em que os múltiplos computadores são transparentes ao usuário.
Distinção funcional entre Sistemas Distribuidos e Redes de Computadores:
Sistema Distribuido
O usuário de um Sistema Distribuido (SD) não se dá conta do fato que existem Múltiplos Processadores, para ele existe um sistema e este sistema é como se possuísse um processador virtual único.
Redes de Computadores
Em uma Rede de Computadores o usuário deverá explicitamente deslocar arquivos, e em geral manusear e gerenciar pessoalmente a Rede. (O usuário necessita pedir a conexão com outro hospedeiro e uma vez conectado explicitar o que quer). A principal distinção entre Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos é mais em nível de software do que propriamente em nível de hardware.
Redes de Computadores
A forma mais simples para comunicação entre computadores é interligar duas máquinas diretamente através de algum meio de transmissão ponto-a-ponto (por exemplo, um cabo). Entretanto